Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vídeo em LIBRAS no Aeroporto do Galeão.

Desde o último dia 16/07 a Infraero passou a disponibilizar no Aeroporto Internacional do Galeão, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, um vídeo informativo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O material foi produzido pela empresa Mídia Bacana e é veiculado 24 horas por dia, a cada 30 minutos em 13 monitores espalhados pelos Terminais de Passageiros 1 e 2. 

A mensagem contém orientações sobre onde o usuário pode buscar informações e traz ainda legendas em português e inglês. Segundo o superintendente do Aeroporto, André Luis Marques de Barros, esta medida é uma oportunidade do Tom Jobim oferecer um tratamento diferenciado aos seus usuários. “Com esse vídeo pioneiro auxiliamos aquele público com deficiência auditiva a localizar no aeroporto os diferentes pontos onde podem encontrar orientações”, destacou o superintendente.

Parabéns à superintendência pela iniciativa!!! Porém, acredito que o maior problema ainda é a falta de acessibilidade às chamadas para embarque nos vôos. Os speeches realizados pelo pessoal das companhias aéreas diretamente nas salas de embarque é uma enorme impedância para os surdos. Pessoas com deficiência auditiva perdendo vôos é algo muito comum nos aeroportos.

Imagine um surdo em um aeroporto como Congonhas, em São Paulo, por exemplo. Quem já frequentou este aeroporto com certeza já cansou de ouvir aquela mensagem no alto falante: "Senhores passageiros, informamos que devido ao reposicionamento das aeronaves no pátio, o embarque para o vôo XYZ, quando autorizado, será efetuado junto ao portão 18¨. E aí começa aquela "correria discreta": todo mundo andando rápido, fingindo não estar com pressa, mas fazendo de tudo pra chegar primeiro no novo portão de embarque. E o surdo??? Será que alguém o avisa, de alguma forma, que o vôo dele agora vai embarcar por um portão do outro lado da sala de embarque ou, pior ainda, no piso inferior??!!

Moral da História: Toda e qualquer iniciativa é sempre muito bem vinda mas há sempre mais para ser feito!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugiro que a acessibilidade seja implantada no seu blog também, com audio dos textos que escreves para os cego-surdos, rolagem automática para pessoas com deficiência nos membros, vídeos em libras para crianças surdas e que ainda não foram alfabetizadas e quem sabe alguma coisa em braile ou até mesmo a opção de aumentar o tamanho da fonte para pessoas que tem problema de visão. Uma outra idéia é criar uma assistente virtual para garantir um acompanhamento pelo blog.