Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vídeo em LIBRAS no Aeroporto do Galeão.

Desde o último dia 16/07 a Infraero passou a disponibilizar no Aeroporto Internacional do Galeão, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, um vídeo informativo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O material foi produzido pela empresa Mídia Bacana e é veiculado 24 horas por dia, a cada 30 minutos em 13 monitores espalhados pelos Terminais de Passageiros 1 e 2. 

A mensagem contém orientações sobre onde o usuário pode buscar informações e traz ainda legendas em português e inglês. Segundo o superintendente do Aeroporto, André Luis Marques de Barros, esta medida é uma oportunidade do Tom Jobim oferecer um tratamento diferenciado aos seus usuários. “Com esse vídeo pioneiro auxiliamos aquele público com deficiência auditiva a localizar no aeroporto os diferentes pontos onde podem encontrar orientações”, destacou o superintendente.

Parabéns à superintendência pela iniciativa!!! Porém, acredito que o maior problema ainda é a falta de acessibilidade às chamadas para embarque nos vôos. Os speeches realizados pelo pessoal das companhias aéreas diretamente nas salas de embarque é uma enorme impedância para os surdos. Pessoas com deficiência auditiva perdendo vôos é algo muito comum nos aeroportos.

Imagine um surdo em um aeroporto como Congonhas, em São Paulo, por exemplo. Quem já frequentou este aeroporto com certeza já cansou de ouvir aquela mensagem no alto falante: "Senhores passageiros, informamos que devido ao reposicionamento das aeronaves no pátio, o embarque para o vôo XYZ, quando autorizado, será efetuado junto ao portão 18¨. E aí começa aquela "correria discreta": todo mundo andando rápido, fingindo não estar com pressa, mas fazendo de tudo pra chegar primeiro no novo portão de embarque. E o surdo??? Será que alguém o avisa, de alguma forma, que o vôo dele agora vai embarcar por um portão do outro lado da sala de embarque ou, pior ainda, no piso inferior??!!

Moral da História: Toda e qualquer iniciativa é sempre muito bem vinda mas há sempre mais para ser feito!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Londres Acessível

O site Visit London resumiu os recursos de acessibilidade disponíveis nos TOP 10 atrativos turísticos da cidade de Londres! Para quem estiver planejando uma viagem para essa cidade MAGNÍFICA é interessante dar uma olhada no site que dá algumas dicas de acessibilidade na terra da Rainha!

1 - British Museum
Grande parte do British Museum é acessível por meio de elevadores. Mapas e folhetos estao disponíveis para pessoas com deficiência e há alguns serviços para pessoas com deficiências auditiva e visual, e.g. guias sonoros e intérpretes. Cães guias são bem vindos no Museu. A entrada é gratuita mas as exposições são cobradas.
2 - National Gallery
A National Gallery de Londres é acessível para usuários de cadeiras de rodas com exceção para a entrada pelo pórtico. Há serviços para pessoas com deficiências auditiva e visual, e.g. eventos com intérpretes e tours que permitem o toque às obras da Galeria. Entrada gratuita com cobrança de tickets para visita às exposições

3 - Tate Modern
A galeria Tate Modern possui bom acesso para cadeiras de rodas e muitas facilidades para pessoas com deficiências auditiva e visual como os "touch tours", guias auditivos, materiais impressos com letras e imagens grandes e interprétes da língua britânica de sinais. Cães guia  são bem vindos!
4 - National History Museum
Acessível para usuários de cadeiras de rodas exceto no "Earth Lab". Se você possui alguma exigência específica de acesso é interessante reservar um tour anteriormente. Assim como nos demais museus, há facilidades para deficientes visuais e auditivos. 
5 - London Eye
A roda gigante mais famosa do mundo é acessível às pessoas com deficiência. Para o acesso com cadeiras de rodas eles param o equipamento para garantir a segurança. Um bilhete "fast track" é oferecido para pessoas com deficiência e idosos mas deve ser reservado antecipadamente! Os espaços para cadeiras de rodas também devem ser reservados já que somente 2 cadeiras por cápsula são permitidas. Cães guia  são bem vindos!
 6 - Science Museum
O Museu é acessível para cadeiras de rodas, exceto pela galeria de voos e navios e alguns passeios. Há algumas exposicoes "hands-on" bem emocionantes. Aos visitantes com necessidades especiais recomenda-se entrar em contato com o Museu. O cinema IMAX possui sistema de infra-vermelho "hearing loop". 
 7 - Tower of London
O prédio histórico possui algumas limitações de acessibilidade mas sao sugeridas algumas rotas para usuários de cadeiras de rodas. Os "Touch Tours" são oferecidos sob solicitação e há facilidades para pessoas com deficiência auditiva tais como telas de computador sensíveis ao toque, transcrição dos tours e vídeos legendados. 

8 - National Maritime Museum 
Acessível para cadeiras de rodas e pessoas com deficiências visuais e auditivas. Oferece transporte acessível gratuito entre o Royal Observatory e o Museu. Verificar os horários por telefone ou pelo site: www.nmm.ac.uk


9 - Victoria & Albert Museum
O museu é amplamente acessível, com facilidades para pessoas com deficiências auditivas ou visuais, incluindo vídeos legendados, eventos interpretados pela língua Britânica de sinais, materiais de impressão de grande porte, tours de áudio e Braille. Assistência pode ser solicitada. A entrada para o museu é gratuita, mas as exposições são cobradas.
10 - Madame Tussauds
Há bons acessos para cadeiras de rodas. No entanto, a atração Spirit of London não é acessível para pessoas com deficiência física. Apenas 3 cadeiras de rodas podem visitar a exposição de uma vez. Portanto, é melhor reservar bilhetes com antecedência. Há facilidades para pessoas com deficiências auditivas e visuais. Entrada para os assistentes que acompanham ou cuidadores é gratuito.

Eu sou apaixonado por Londres! Quem ainda não conhece, acho que não deveria perder tempo e ir logo conferir de perto! Pelo que parece a cidade é bastante acessível a todos os tipos de deficiências! Quem já tiver ido e puder me falar mais sobre a acessibilidade, deixe uma mensagem!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Check-List para Viagens Aéreas

Sempre ouvi dizer que um dos grandes problemas enfrentado pelas pessoas com deficiência é o despreparo dos agentes de viagem ao lidar com o planejamento de viagens que requerem algumas solicitações especiais aos prestadores de serviços. 

Especificamente em relação à parte aérea dos roteiros há uma série de questões que os agentes devem se atentar! Em uma de minhas incessantes buscas por materiais na internet descobri algo super legal no site da Agência Canadense de Transportes. Eles colocaram à disposição dos agentes de viagens um check-list de reservas de serviços para pessoas com deficiência:

Há ainda um outro check-list que se destina às próprias pessoas com deficiência para que possam se organizar em caso de viagens por conta própria, sem a utilização dos serviços das agências de viagens:


Achei a idéia ultra interessante e acho que algo do tipo deveria ser proposto para o Brasil! Enquanto isso não acontece, quem quiser utilizar estes modelos em inglês mesmo, pode baixá-los no site da Agência Canadense de Transportes (em inglês ou francês).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mudança no Olhar: Inovação nos parques da Disney!


É impressionante como o nosso olhar está condicionado a enxergar aquilo que nos convém! Eu já tinha visitado os parques de Walt Disney World em Orlando, na Florida, mas desta ultima vez foi muito diferente...
Desde que comecei a trabalhar com acessibilidade a presença de pessoas com deficiência em qualquer lugar começou a chamar muito mais a minha atenção. Assim aconteceu na Disney. Nesta ultima visita em abril deste ano parecia que as pessoas com deficiência estavam em todos os lugares, o tempo inteiro! Em todos os 
parques! Nao somente nos parques da Disney mas também no Sea World, Universal Orlando etc...
Isso me fez presumir que os parques sejam totalmente adaptados para receber esses visitantes! Nao pude fazer uma análise mais profunda da acessibilidade mas pretendo fazer numa próxima oportunidade! 

Acho realmente incrível que pessoas com qualquer tipo de deficiência tenham acesso aos parques de Orlando e que possam experimentar a magia que atrai pessoas do mundo inteiro e de todas as idades!


Aproveitando este gancho, desde o dia 27 de junho a Walt Disney World, em Orlando, passou a oferecer um equipamento especial para seus visitantes com deficiência auditiva. O Audio Description - ou DURATEQ - permite que pessoas com problema de visao possam desfrutar das mais famosas atrações da Disney por meio de narrações descritivas. O vídeo abaixo (em inglês) mostra mais detalhes desta nova tecnologia:


Os aparelhos podem ser retirados nos Guest Relations dos parques mediante o pagamento de US$100,00, restituídos no momento da devolução do aparelho, ou seja, a utilização é totalmente gratuita! Por enquanto o dispositivo estará disponível somente em inglês.
Atualmente, as seguintes atrações funcionam com o dispositivo de Audio Description:

Magic Kingdom:
  • The Enchanted Tiki Room Under New Management
  • Pirates of the Caribbean
  • Haunted Mansion
  • It’s a Small World
  • Peter Pan’s Flight
  • Snow White’s Scary Adventures
  • The Many Adventures of Winnie the Pooh
  • Mickey’s Country House
  • Minnie’s Country House
  • Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin
  • Tomorrowland Transit Authority
Epcot:
  • Spaceship Earth
  • Universe of Energy
  • Journey into Imagination
  • Honey I Shrunk the Audience
  • Living with the Land
  • Turtle Talk with Crush
  • O’Canada
  • Impressions de France
  • The American Adventure
  • Reflections of China
  • Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros
Disney’s Hollywood Studios:
  • Indiana Jones Epic Stunt Spectacular
  • Jim Henson’s Muppet*Vision 3D
  • Walt Disney: One Man’s Dream
  • Magic of Disney Animation
  • Beauty and the Beast: Live on Stage
Disney’s Animal Kingdom:
  • It’s Tough to be a Bug!
  • Pangani Forest Exploration Trail
  • Maharajah Jungle Trek

(Fonte: Turismo Adaptado)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Evento de Turismo Acessível em Santa Catarina.

Recebi por e-mail o convite para participar do I Seminário Catarinense de Turismo Acessível e achei legal publicar aqui no Blog!! 



I Seminário Acadêmico de Turismo Acessível tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a academia e o mercado de trabalho no que diz respeito a acessibilidade na atividade turística e desta forma permitir a transferência de conhecimento e oportunizar oportunidades de trabalho e desenvolvimento de pesquisas entre as partes.


PROGRAMAÇÃO:

1º dia: 13/09/2010 (segunda-feira)
08h. Credenciamento
08h30. Abertura oficial do evento. Cerimônia com a participação de autoridades do poder público e da iniciativa privada.
09h30. Palestra de abertura: Políticas para a implantação do turismo acessível. Palestrante: Edison Passafaro.
10h45. Coffee-break
11h. Palestra: O Turismo e as normas ABNT: NBR 9050:2004 e NBR 15599:2008. Palestrante: Eduardo Hitaka.
12h15. Almoço
14h. Palestra: Palestra: Acessibilidade na cidade de Socorro, SP – destino referência e dos hotéis Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos. Palestrante: José Fernandes Franco
15h15. Mesa-redonda: Os rumos do Turismo Acessível em Santa Catarina (ABIH, ABRASEL, FC&VB, ABETA, SETUR e SOL). Moderador: a ser definido.
16h30. Coffee-break
16h45. Palestra: Turismo de Aventura Especial: como atender a pessoa com deficiência. Palestrante: Dadá Moreira.
18h. Encerramento das atividades do dia.

2º dia: 14/09/2010 (terça-feira)
08h30. Palestra: Socorro, turismo para todos. Palestrante: Michael Golo.
09h45. Palestra: Panorama do mercado de turismo acessível na visão de um turismólogo com deficiência. Palestrante: Ricardo Shimosakai.
10h45. Coffee-break
11h00. Apresentação do documento Floripa para Todos: Uma viagem de inclusão em Florianópolis.
14h. Workshop 1: Conhecendo as necessidades dos surdos em busca da melhoria do atendimento no turismo.
15h30h. Coffee-break
15h45 às 18h. Seminário Acadêmico de Turismo Acessível. Apresentação de artigos científicos. Ver regulamento aqui.
18h. Encerramento do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo site!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

U.E. lança website sobre direitos dos passageiros.


O Conselho da União Européia lançou no início deste mês a campanha "Your Passenger Rights at Hand". Faz parte desta campanha um website dedicado exclusivamente ao esclarecimento das dúvidas sobre os direitos dos passageiros viajando pelos modos aéreo ou ferroviário e também para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, painéis serão colocados nos principais aeroportos com mensagens lembrando as pessoas dos seus direitos garantidos pela legislação da União Européia.

O site pode ser acessado pelo endereço http://ec.europa.eu/passenger-rights e, a partir de meados do meio do mês de julho, será disponibilizado em todos os idiomas dos países da União Européia. Por enquanto o conteúdo está disponível somente em inglês.

"Under EU legislation people with disabilities and/or reduced mobility are protected from being discriminated against during reservation and boarding. They are also entitled to receive assistance at airports (on departure, on arrival and in transit) and on board airplanes. In order to facilitate the provision of assistance, it is recommended to pre-notify your needs."

Com este breve e importante texto, o site redireciona o leitor para outra página que traz toda a legislação sobre os direitos específicos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Achei a iniciativa muito interessante! Muitas pessoas não sabem quais são os seus direitos e deixam passar acontecimentos que infringem a legislação e os colocam em situações no mínimo constrangedoras. Infelizmente, as empresas aéreas e os aeroportos estão acostumados a passageiros que não reivindicam seus direitos. Sabendo dos seus direitos, os passageiros se tornarão grandes fiscalizadores da aplicação das leis, o que é uma grande falha no sistema Brasileiro. Ainda no Brasil, por exemplo, a ANAC publicou recentemente uma série de novas regras para as empresas aéreas que têm sido frequentemente discutidas na mídia, porém, faltam iniciativas mais incisivas que esclareçam para os consumidores as condições e direitos de compra e uso dos produtos e serviços.